Construindo a Liberdade
Programa de Governo da Prefeitura de Viçosa (MG)
Publicado em 01/01/2019 14:28 - Atualizado em 17/12/2019 11:52

O Programa Construindo a Liberdade, formalizado em junho de 2016, sob gestão do Prefeito Ângelo Chequer, surgiu com o objetivo de contribuir para a recuperação e reinserção social de detentos em regime fechado através do trabalho. Desde então, Viçosa conta com uma mão de obra importante para atender a demanda de pavimentação das vias: detentos do presídio da cidade tem trabalhado na fabricação de pré-moldados.
Por meio de um convênio entre o Município e a secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, os reeducandos, participantes desta ação, têm um dia reduzido na pena para cada três dias trabalhados, e ainda são remunerados com 3/4 do valor do salário mínimo. Todos os materiais estão sendo utilizados em obras públicas de calçamento.
A fábrica ocupa um espaço de 300 m² dentro do presídio e opera com uma capacidade de 1500 bloquetes por dia. Além destes materiais, também são produzidos meios-fios e pavies, peças também utilizadas em calçamentos. A produção é feita de acordo com a demanda de obras da prefeitura.
Desde outubro de 2016, cerca 177 mil bloquetes foram utilizados em obras de pavimentação em 17 vias da cidade até o ano 2018. A iniciativa apresentou uma economia de 25% para a Prefeitura e viabilizou aproximadamente 11 mil m² de pavimentação distribuídos em diversos bairros da cidade.
por DCM