Equipe exclusiva para atendimento domiciliar em saúde é criada em Viçosa
Serão 15 profissionais de diferentes especialidades atuando no atendimento domiciliar na cidade, com o intuito de oferecer atenção personalizada e regular para pessoas que recebem tratamento em casa.
Publicado em 04/02/2020 17:40 - Atualizado em 04/02/2020 17:59
A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu posse hoje aos servidores que atuarão na Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar - EMAD. Serão 15 profissionais de diferentes especialidades atuando no atendimento domiciliar na cidade, com o intuito de oferecer atenção personalizada e regular para pessoas que recebem tratamento em casa, com foco em pacientes recém desospitalizados ou com dificuldade de locomoção,
A equipe contará com 4 técnicos de enfermagem, 2 enfermeiros, 2 assistentes sociais, 1 fisioterapeuta, 1 psicólogo, 2 motoristas, 3 médicos, 1 farmacêutico e 1 terapeuta ocupacional. Visando maior qualidade e agilidade no atendimento, Viçosa já começa com 15 profissionais, mais do que os 10 que a legislação exige.
Atendimento mais humanizado e seguro
Para o Secretário Municipal de Saúde, Marcus Schittini, "o EMAD vai proporcionar um atendimento mais humanizado à população de Viçosa, em especial àqueles pacientes hospitalizados que estão prontos para voltar para casa. "Aquele paciente que não pode ir até ao PSF será atendido em casa, pelo profissional que precisar. Assim evita-se que aconteçam quedas e deslocamento desnecessário, que pode prejudicar na sua recuperação", explica. Outro ponto positivo é a possibilidade de o paciente sair do hospital mais rápido, pois poderá receber cuidados profissionais em casa.
A atenção domiciliar pode reduzir o número de infecções hospitalares de quem precisaria ficar internado por muito tempo. Além disso, deixa o paciente mais confortável em sua casa, contando com todos os equipamentos e atenção que teria no hospital.
O atendimento de saúde domiciliar já era realizado em Viçosa pelos profissionais dos PSFs e dos NASFs. Entretanto agora existe uma equipe que atenderá exclusivamente os pacientes em casa.
O atendimento domiciliar já existia, agora foi melhorado!
Na Zona da Mata Mineira, Juiz de Fora era a única cidade a aderir ao programa de atenção domiciliar, tendo equipe exclusiva. Agora Viçosa também conta com a EMAD, trazendo mais conforto para os nossos cidadãos.
por DCM