Governo substitui a 'gotinha' contra a paralisia infantil por dose injetável
Governo substitui a 'gotinha' contra a paralisia infantil por dose injetável
Publicado em 05/11/2024 09:28 - Atualizado em 05/11/2024 09:34
O Ministério da Saúde divulgou nota substituindo a vacinação dos dois reforços com a Gotinha (VOP) contra a Poliomielite por uma dose injetável (VIP) em todo território nacional. No esquema vacinal antigo, a criança recebia os reforços com a gotinha quando completava 15 meses e depois aos 4 anos de idade. Esse esquema, a partir de agora, será apenas com a dose injetável aos 15 meses de vida.
De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal atualizado contra a pólio passa a ser o seguinte:
- Primeira dose aos 2 meses;
- Segunda dose aos 4 meses;
- Terceira dose aos 6 meses;
- Reforço aos 15 meses.
Essa substituição foi amplamente discutida na Reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), com participação dos representantes da Sociedade Científica, com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Municipal de Secretários de Saúde (CONASEMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Brasil está há 34 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da VOP (gotinha) nas estratégias de vacinação no combate da poliomielite desde que foi introduzida de forma oficial em 1977. O último caso registrado pelo poliovírus no país foi em 1989. Em 1994, o Brasil recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem dentro do território, juntamente com os demais países das américas.
O Setor de Atenção Primária de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Viçosa orienta os pais e responsáveis a procurarem uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para verificação do Cartão de Vacinas das crianças menores de cinco anos.
Continue fazendo sua parte e leve seu filho para se vacinar. Cuide-se e cuide de quem você ama. Vacina salva vidas.
por DCM