Prefeitura de Viçosa paga quase 1,9 milhão em dívidas judiciais
O pagamento deveria ter sido realizado em 2024, de acordo com a ordem judicial.
Publicado em 26/03/2025 17:30 - Atualizado em 26/03/2025 17:41
A Prefeitura de Viçosa efetuou nesta terça-feira, 26 de março, o pagamento de precatórios no valor de R$1.839.598,69. No total, serão 47 beneficiários do pagamento, que em algum momento, receberam na justiça o direito de receber os valores.
O pagamento deveria ter sido realizado em 2024, de acordo com a ordem judicial. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais oficiou o município em maio de 2023, permitindo que o pagamento fosse incluído no orçamento do ano seguinte, o que não ocorreu. Para evitar penalizações e garantir a continuidade do recebimento de recursos importantes, a atual administração precisou realizar o pagamento.
O prefeito Ângelo Chequer ressaltou a importância dessa medida para manter a regularidade financeira do município. “São 47 pessoas, a maioria servidores, que tinham direito a esse pagamento. Assumimos essa obrigação para evitar consequências que poderiam impactar Viçosa. No entanto, esse valor poderia ter sido planejado anteriormente, permitindo que agora direcionássemos recursos para outras áreas essenciais da cidade”, afirmou.
O prefeito destacou ainda que o pagamento de dívidas como essa, sem planejamento e deixada para a administração seguinte, podem limitar a capacidade de investimentos, impactando o planejamento financeiro do município, mas segue comprometido em honrar os pagamentos que deveriam ter sido quitados em 2024.
“Estamos tendo que arcar com compromissos que não foram pagos no prazo correto. Isso influencia nossa capacidade de investir em novas melhorias para Viçosa, mas seguimos trabalhando com responsabilidade e dedicação para garantir o equilíbrio financeiro e o desenvolvimento da cidade”, finaliza o prefeito.
por DCM