Prefeitura vai promover vacinação de reforço com a Bivalente
Público alvo são os idosos acima de 80 anos
Publicado em 28/02/2023 17:33 - Atualizado em 28/02/2023 22:51
A Prefeitura de Viçosa vai iniciar, neste sábado, 04 de março, a imunização contra a Covid-19 com a vacina Bivalente, seguindo o calendário determinado pelo Ministério da Saúde.
O imunizante Bivalente aumenta a proteção contra as cepas já identificadas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron.
O Ministério da Saúde, através da NOTA TÉCNICA 01/2023-CGICI/DIMU/SVSA/MS, cria nova estratégia de intensificação da vacinação contra a Covid-19, no ano de 2023, considerando as novas variantes e o curso epidemiológico da doença.
Com o intuito de impedir uma nova onda de morbimortalidade como no passado, o Ministério da Saúde abriu uma nova vacinação com dose de reforço com a vacina Bivalente.
Na Fase 1 o grupo prioritário são os idosos maiores de 70 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; os imunocomprometidos; e as comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Na Fase 2, serão vacinados os idosos de 60 a 69 anos de idade; a Fase 3, compreenderá as gestantes e as puérperas; a Fase 4 vacinará os trabalhadores da Saúde; e na Fase 5, serão vacinadas as pessoas com deficiências permanentes.
De acordo com Jeferson Viana, coordenador do Setor de Atenção Primária de Imunização, nesse primeiro momento, o Município de Viçosa recebeu o quantitativo de 2.052 doses, enviadas pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, entregues pela Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova. Jeferson ressalta que só no grupo referente a fase 1, existem, aproximadamente, 7.071 pessoas.
A vacinação
Por conta do quantitativo de doses recebidas, neste sábado, 4 de março, será feita uma vacinação em formato Drive Thru no espaço Multiuso da UFV (Universidade Federal de Viçosa), para os idosos de 80 anos ou mais.
O cronograma é o seguinte:
Das 8 às 11 horas, serão vacinados os idosos de 83 anos ou mais.
Das 12h às 15h30, será a vez dos idosos de 80 a 82 anos.
Todos devem apresentar o Cartão de Vacinas onde estão registradas as quatro doses contra a Covid-19 já recebidas; o CPF ou o Cartão do SUS.
Lembrando que o prazo estipulado pelo Ministério da Saúde entre as vacinas é de quatro meses.

por DCM