Secretaria de Cultura realiza II Simpósio Afro Quilombola de Viçosa
Secretaria de Cultura realiza II Simpósio Afro Quilombola de Viçosa
Publicado em 27/11/2017 10:49 - Atualizado em 27/11/2017 10:54
Na última sexta-feira, 25, aconteceu o II Simpósio Afro Quilombola de Viçosa, uma da Secretaria de Cultura. O evento, que foi realizado na Estação Cultural Hervé Cordovil, abriu com a apresentação cultural da Banda Congo José Lúcio Rocha, de Airões, distrito de Paula Cândido e, em seguida, uma palestra com Jorge Aparecido Monteiro, sociólogo e autor do livro “Empresário Negro”. Foram abordadas questões como o empreendedorismo afro-brasileiro e o desenvolvimento sustentável da população negra brasileira, com espaço para debate e discussões também sobre os vários desafios desde a educação básica à superior, o resgate da cidadania e da identidade cultural do povo negro.
Após o almoço, onde foi servida aos presentes uma feijoada completa, aconteceu a apresentação teatral da Trupe da Estação, formada por alunos da professora Beatriz Gomes, do Centro Experimental de Artes Maestro Adson Bicalho (CEAMAB). Em seguida, Amanda Ciro, mestranda em História e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Viçosa (IHGV), palestrou e debateu sobre a comunidade quilombola do Buieié, apresentando com fotos e documentos, o trabalho de inventário material e imaterial dessa comunidade. Sob a coordenação de Thomas Medeiros, alunos do CEAMAB realizaram a apresentação cultural Tambores do Buieié, na plataforma da Estação.
O Simpósio terminou com a exibição de um vídeo-documentário sobre o Congado de São José do Triunfo, seguida de uma palestra do Pe. Vanderlei dos Santos, também membro do IHGV, sacerdote e pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Juiz de fora, que discorreu sobre a religiosidade popular, e mais uma apresentação dos Tambores do Buieié.
Durante o Simpósio também foram eleitos os 14 membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), que ainda serão nomeados pelo prefeito Ângelo Chequer.
por DCM