Secretaria de Educação realiza avaliação diagnóstica com estudantes do Ensino Fundamental e da EJA
Ações terão início na primeira quinzena de abril
Publicado em 24/03/2022 16:00 - Atualizado em 24/03/2022 15:07

Foto: Arquivo/PMV
A Secretaria Municipal de Educação, considerando o cenário difícil enfrentado ao longo de quase dois anos de trabalho remoto, irá realizar a avaliação diagnóstica nas escolas com os estudantes do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O objetivo é identificar o nível de aprendizagem de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino.
A equipe da Educação elaborou também o projeto “Ações Pedagógicas de Intervenção”, que visa oferecer aos estudantes o apoio necessário para reduzir a defasagem de aprendizagem, bem como propiciar a melhora significativa no desempenho deles. Para isso, serão utilizados diferentes instrumentos de ensino e variados recursos pedagógicos, contando com o auxílio dos profissionais das escolas engajados nesta ação.
Para iniciar o processo de intervenção, foram organizadas avaliações diagnósticas que serão encaminhadas para as escolas municipais. A aplicação deverá ocorrer de acordo com calendário específico, com início previsto para a primeira quinzena de abril.
A avaliação diagnóstica, dentre outras, é uma ação que visa identificar as habilidades e competências que os estudantes já dominam e aquelas que precisam ser desenvolvidas, dando ênfase aos conhecimentos da Língua Portuguesa e da Matemática.
A partir da avaliação e análise dos resultados, as intervenções serão planejadas buscando garantir um melhor resultado na aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino.
por DCM