Setor de Imunizações consegue reajuste para vacinação de profissionais de saúde
Novo cadastro deve ser preenchido por profissionais de saúde que ainda não foram vacinados.
Publicado em 21/06/2021 17:41 - Atualizado em 23/06/2021 17:17
O Setor de Atenção Primária em Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde, lançou um novo cadastro para profissionais de saúde que ainda não se imunizaram contra a Covid-19. O novo formulário deve ser preenchido até às 17 horas da próxima quarta-feira, 23 de junho.
O novo cadastro está sendo divulgado considerando que o anterior está defasado, já que alguns profissionais de saúde foram vacinados em outros grupos, por terem comorbidades ou atuarem em instituições de educação, por exemplo; há ainda os que foram imunizados em outros municípios.
Nas últimas semanas, a Prefeitura de Viçosa, por meio do Setor de Imunizações, oficializou junto ao Ministério da Saúde e Governo de Minas, a necessidade de que houvesse o reajuste nos números de doses enviadas ao Município. Dessa forma, o novo cadastro se faz necessário para que o Setor de Imunizações saiba com exatidão quantos trabalhadores de saúde ainda precisam ser imunizados.
O coordenador do Setor de Imunizações, Jeferson Viana, esclareceu que o envio de imunológico contra a Covid-19 foi feito baseado na campanha de vacinação contra a influenza, de 2020, e no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde).
Segundo Jeferson Viana, em Viçosa, há uma baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe, por parte dos profissionais de saúde. Dessa forma, o Ministério da Saúde reconheceu apenas 3.011 trabalhadores, número que diverge do cadastro liberado em janeiro, pela Prefeitura. A vacinação de profissionais de saúde parou faixa etária de 35 anos. Além disso, existem profissionais mais velhos que ainda não foram imunizados por ter perdido o dia agendado, dentre outros.
Para se cadastrar, o profissional de saúde deverá informar o estabelecimento onde atua (clínica, consultório odontológico, autônomo, dentre outros), bem como informar a profissão que exerce (enfermeiro, assistente social, médico veterinário, profissionais de educação física). Além disso, deve informar: nome completo; idade; sexo; telefone; número do cartão do SUS e CPF. Para comprovar o vínculo ativo da profissão. O cadastro pode ser preenchido por estagiários que atuam em estabelecimentos de saúde.
Os profissionais de saúde deverão apresentar cópia e original de documento que comprove o vínculo empregatício ativo da profissão (carteira de trabalho, contracheque ou contrato de admissão). Já os autônomos devem apresentar cópia e original do comprovante de pagamento da guia do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) que é recolhido pela Prefeitura de Viçosa. Os autônomos que não tiverem como comprovar a atuação devem preencher o cadastro da população geral. As cópias ficarão retidas para possível auditorias.
O Plano de Vacinação Trabalhadores da Saúde considera como trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, seja em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Ou seja, tanto os profissionais de saúde (nutricionistas, médicos veterinários, farmacêuticos e outros), quanto os trabalhadores de apoio desses locais (recepcionistas, cozinheiros, motoristas de ambulâncias e outros) deverão receber o imunológico.
PREENCHA O CADASTRO AQUI
por DCM