Telessaúde Covid já realizou mais de 13 mil atendimentos durante a pandemia em Viçosa
Serviço de monitoramento telefônico da Prefeitura pode ser acionado pela população em casos de sintomas da doença
Publicado em 09/12/2020 09:00 - Atualizado em 08/12/2020 18:53
O serviço de teleatendimento da Prefeitura de Viçosa, conhecido como Telessaúde Covid, foi criado para que pessoas com sintomas que podem ser associados à Covid-19 possam buscar orientações sobre os procedimentos seguros em caso de confirmação da doença. Além disso, o serviço realiza o monitoramento de casos confirmados e faz o rastreio epidemiológico, para identificar com quais pessoas o paciente infectado teve contato.
Em quase 7 meses de funcionamento, foram realizados 13.649 atendimentos. "Quando o número de notificações aumenta, é sinal de que o trabalho está sendo realizado com eficiência, porque estamos conseguimos mapear quem testa positivo e quem está com sintomas. É uma forma de estarmos sempre atualizados sobre o avanço da doença, com dados mais fiéis à realidade do município", explica o Secretário de Saúde, Marcus Schitini.
O Telessaúde iniciou as operações em março, sendo um dos primeiros serviços do tipo em Minas Gerais. Em abril, quando a prefeitura definiu as regras municipais para a retomada das atividades econômicas na cidade, o Departamento de Medicina e Enfermagem da UFV atuou como parceiro do projeto, disponibilizando espaço físico e equipes qualificadas para os atendimentos telefônicos. Desde outubro, o serviço está sob responsabilidade integral da Prefeitura de Viçosa, e conta ainda com apoio da universidade na cessão do espaço físico.
O Telessaúde Covid deve ser acionado para que pessoas com sintomas ou que tiveram contato com caso positivo da doença possam buscar orientações sobre os melhores procedimentos para evitar a contaminação. Os encaminhamentos para a realização de testes e informações sobre atestados médicos em caso de afastamento, quando necessários, também são informados pelas equipes de médicos e enfermeiros que atuam no Telessaúde.
Quando entrar em contato
No mês de novembro, o número de monitoramentos realizados bateu recorde, com 1435 notificações e atendimentos. De acordo com a Chefe da Vigilância em Saúde da PMV, Marina Teixeira Faria, os dados refletem o avanço da doença em Viçosa: "ao mesmo tempo em que batemos nossos recordes de ligações, a cidade também registrou índices muito altos de confirmações de novos casos. Isso demonstra que todas as ações estão interligadas".
Em função do aumento do volume de ligações, a orientação das equipes é não desistir de tentar o contato: "se a chamada não foi atendida da primeira vez, pedimos para que a pessoa tente novamente o contato ou mande mensagem por whatsapp para o número, que será respondida no menor tempo possível", reforça Marina.
O telefone para contato, por ligação ou mensagem, é o 031 3612-8000. O Telessaúde Covid funciona de SEGUNDA a SÁBADO, de 08h às 18h.
por DCM