Viçosa participa do Dia de Conscientização e Cuidado com a Saúde Mental Materna
Atividade fez parte do Maio Furta-Cor
Publicado em 14/05/2024 11:42 - Atualizado em 14/05/2024 11:54
A III Mobilização Viçosense pela Saúde Mental Materna aconteceu na Praça Silviano Brandão
O Maio Furta-Cor é um movimento dedicado a promover a conscientização, o incentivo ao cuidado e a promoção da saúde mental materna. Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas para destacar a importância desse tema e oferecer apoio às gestantes, mães e suas famílias.
No último dia 11, aconteceu na Praça Silviano Brandão, a III Mobilização Viçosense pela Saúde Mental Materna, organizada pelo Instituto Eu Na Gravidez, em parceria com a Prefeitura de Viçosa, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão ligado à Secretaria Municipal de Administração e Planejamento Estratégico. O evento contou com os apoios das secretarias municipais de Cultura e de Saúde e da vereadora Jamille Gomes.
A programação é sempre voltada para as palestras, rodas de conversa, marchas e outras atividades que são realizadas para oferecer suporte emocional e informação para gestantes, mães e suas famílias.
Com participação efetiva dos profissionais do CAPS Mental, NASF, da Casa das Mulheres e representante da Família TEA de Viçosa, foram destacados também os direitos das mulheres e os trabalhos desenvolvidos no município, com foco na saúde mental de grávidas e puérperas.
De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Gabrielle Wakim, o cuidado com a saúde mental materna é fundamental para o bem-estar da mãe e do bebê. “Cuidar da saúde emocional durante a gestação e após o parto é essencial para garantir uma maternidade mais saudável e feliz”, ressalta a coordenadora.
A Mobilização Nacional pela Saúde Mental Materna é um movimento que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental das mães. Através de ações coordenadas em todo o país, trabalha-se para promover políticas públicas e oferecer suporte emocional às gestantes e mães.
Legislação
No âmbito municipal, a Lei 2.982/2022 instituiu o "Maio Furta-Cor" como um evento oficial de conscientização e cuidado com a saúde mental materna em Viçosa. Essa lei visa promover ações que priorizem a conscientização da população e o engajamento dos órgãos públicos e da sociedade civil nessa causa tão importante.
O movimento organizado pelo Instituto Eu Na Gravidez, conta com a parceria da Prefeitura de Viçosa
por DCM